O Conceito do Guarda-Roupas Francês: 5 Piece French Wardrobe

Quem tem interesse pela ideia do Minimalismo mas ama tendências fica meio com um pé atrás de querer começar a limpeza de armário, porque não quer se desfazer de suas peças mais trendy. Pra ajudar essa galera, existe um conceito de uma cápsula dentro do armário – que pode ser cápsula ou não. É o 5 Piece French Wardrobe, ou Armário Francês de 5 Peças.

O conceito é você ter já um Armário Cápsula com todos os básico e peças que você ama usar, valorizam a sua imagem e combinem entre si, e ter uma Cápsula de Tendências dentro desse armário, que consiste em 5 peças da tendência do momento pra você usar com todo o resto. E a cada estação, você adquire mais 5 peças tendência!

Pode ser meio complicado, já que a maioria das lojas têm mais ou menos 50 coleções por ano, e as tendências surgem a cada semana, mas ainda existem as tendências de cada estação, que você pode eleger em 5 peças pra usar. Mas vamos ao que interessa: como faz?

Se você tem um Armário Cápsula fica bem mais fácil: liste suas peças e liste as peças da tendência da estação que você gostaria de usar e que combinariam com o que você já tem. Estas 5 peças adicionam personalidade ao seu Armário Cápsula sem restringir o uso das peças básicas nem ocupar lugar de outras peças diferentes que você tenha mas que sejam atemporais também.

Uma vez que você descobriu quais as peças da tendência da estação você ia amar ter no guarda-roupas, faça combinações com as suas pra ver de quais maneiras vai conseguir usar – porque precisa valer a pena mesmo ter as 5 peças e usar durante a estação todinha! E aí repete esse processo pra cada estação. E as peças que você quiser se desfazer? Podem ser doadas – sempre tem gente precisando! – ou vendidas [vale montar uma lojinha online, ou ir em brechós da sua cidade], podem ainda ser reformadas – a internet tem infinitos projetos de DIY pra te inspirar! – ou troca com suas amigas por aquela peça linda que você desejou quando a viu usando!

No fim das contas, a intenção é conseguir conciliar estilo, moda e tendência gastando pouco, tendo peças de qualidade e sendo consciente na hora do descarte!

Fontes: 1, 2, 3, 4