Roberta Melim/ Janeiro 19, 2018/ consultoria de imagem, consumo consciente, estilo, minimalismo, Uncategorized

Não, você não está delirando, foi bem o que você leu no título. Qual é o armário dos seus sonhos? Um enorme, cheio de opções de roupas, sapatos e acessórios? Que ficam eras parados lá, sem serem usados porque você só usa as mesmas peças que sabe que te valorizam? Porque você sempre faz a mesma combinação de roupas? Pense de novo porque acho que, ao final desse post, o armário dos seus sonhos vai ser bem diferente.

Antes de te jogar o desafio de ficar um ano sem comprar nada, eu vou te dar várias vantagens do por que ter um armário menor, com menos peças e qual o impacto disso na sua vida. A primeira causa de ter um guarda-roupas abarrotado de coisas – e muitas delas sem uso – é a famosa compra por impulso. Eu já comentei dela em outro post, pode clicar aqui pra acessar!

Quando você consegue definir seu estilo pessoal, você aprende a ter foco na hora das compras, o que reflete num consumo mais consciente porque você sempre vai se perguntar se precisa mesmo de tal peça, se combina com o que você já tem e se você tem algo parecido já – é importante saber o que tem dentro do armário antes de ir às compras, porque ter peças parecidas pode dar a sensação de usar sempre a mesma coisa, como a Natália Arcuri aprendeu nesse vídeo aqui.

E esse consumo consciente, essa ideia de ter as roupas pra usar mesmo, vai fazer você pensar também naquelas peças que você tem porque precisa, mas usa poucas vezes na vida, como uma roupa de festa mais formal, por exemplo. Quantas vezes por ano você vai em casamentos, formaturas, festas de empresas e eventos formais? Será que não vale mais a pena alugar um traje pra esse tipo de evento, se é algo que se repete tão poucas vezes no seu ano?

E aí te pergunto: não vale mais a pena ter um armário com menos peças, mas tão eficiente quanto e que você tenha certeza que tudo valoriza sua imagem, seu corpo, suas cores e passe a mensagem que você quer, corretamente? Ter peças de acordo com seu estilo de vida, seu gosto pessoal, personalizado mesmo, quase como uma coleção de peças feita especialmente pra você?

E não fique triste se você gosta de seguir tendências, porque apesar da ideia do armário enxuto, você ainda consegue inserir peças do momento sem sobrecarregar o bolso, e que vai ser 100% funcional se você seguir tudo isso.