Roberta Melim/ Janeiro 31, 2018/ comportamento, consumo consciente, estilo, minimalismo

Conheça a modalidade fashion que está começando devagar mas que está vindo para ficar!

Quando você leu “Armário Compartilhado”, pensou no quê? Em um único armário que pode ser usado tanto por você quanto seus irmãos, parentes ou amigos? Não está longe de ser verdade, nem longe de ser realidade.

De fato, já é realidade em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, mas aqui em Floripa, a Be Trendy Store é o primeiro armário compartilhado de que eu tenho conhecimento – e não, não estamos falando dos que ficam na rua, implantados por iniciativas privadas ou sociais; estes são maravilhosos e dão oportunidades às pessoas menos favorecidas de terem roupas sempre à mão, de graça, quando precisam! Estamos falando de uma loja de aluguel de roupas, com planos mensais, que você pode pegar uma quantidade de peças de acordo com seu plano.

Não é igual às lojas de aluguel de roupas de festa, as peças do Be Trendy são pra usar no dia a dia também, embora tenha peças diferentes e até de festa – tem até um vestido de noiva! Mas a ideia aqui é de você ter no seu armário as peças que você ama e te valorizam, e ir experimentando com peças da loja, diferenciando seu estilo ou até mesmo usando aquela peça que você não acha mais em lugar nenhum ou que você teria dó de trocar pelo seu rico dinheirinho. Ou aquelas peças que você acha que compraria e usaria apenas uma vez, Be Trendy tem também e você poe alugar pra usar – literalmente – uma única vez, se quiser.

Eu fui lá na semana passada conversar com a dona do espaço, a Marcella, e além de ser a simpatia em pessoa, nos perdemos no horário porque a conversa tava muito boa. Ela me contou isso, que viu a necessidade de abrir a loja aqui pois já conhecia duas parecidas de São Paulo, além de ter muita peça parada em casa. Ela dá preferência pra peças usadas mesmo – então se você tem aí aquela peça que comprou e não usou, pode levar que ela compra! – e só compra uma peça nova se for algo muito inusitado e difícil de reproduzir.

Algumas peças que estão para aluguel também estão à venda, então dependendo da peça, se você notou que pegou muitas vezes pra usar, pode acabar sendo sua! O armário compartilhado incentiva o uso das peças até elas não serem mais usáveis, busca sempre achar outra utilidade e o descarte correto e fomenta também a economia circular – de que ter o acesso é muito melhor e mais consciente – e econômico – do que comprar um novo. Assim nosso meio ambiente também agradece!

Você conhece algum outro Armário compartilhado na região da Grande Florianópolis? Conta pra mim, porque eu também quero conhecer!

Be Trendy fica na rua Fúlvio Aducci, 534 dentro do Lona Coletivo e você pode conhecer os planos mensais acessando o site.

E uma leitura bônus: o CEO da Reserva viajou pro futuro e veio dizer, dentre outras coisas, que o armário compartilhado é a realidade em 2023!